segunda-feira, 20 de agosto de 2007

"Você é ator? Ahn!... Mas trabalha com o quê?"

Olha que incrível! Você que é artista já deve ter ouvido muito essa frase. Como assim, trabalha no quê? Sou ator! Ator é uma profissão como qualquer outra. Tudo bem que tem gente não acha isso, inclusive tem gente que acha que ator é algum tipo de deus! Que está além de qualquer sofrimento terrestre!

Isso sim é um ledo engano! É claro que ator sofre, e muito! A gente tem que lutar pra sobreviver em um mundo que não valoriza a arte (eu digo "mundo", mas especificamente o Brasil). Temos que fazer por amor à arte mesmo!... Sem contar o bando de gente safada que tem nesse meio e que a gente tem de aguentar.

Nessa peça que eu to fazendo, por exemplo, amanhã terei que acordar às 5h da madrugada, pra chegar lá às 7h, pra ter apresentações às 8h30, 10h30, 13h30 e 16h30. Quatro apresentações em um dia só! De uma peça que dura mais de 30 minutos. Sem contar que nessa peça têm várias cenas em que a gente fica dançando. Aí alguém pode dizer "nossa, eles ficam dançando e ainda reclamam!". Mas a maioria das pessoas não sabe o que é dançar as mesmas músicas, 4 vezes por dia (no mínimo) e ainda com empolgação suficiente pra fazer de conta de que está ouvindo e dançando a música pela primeira vez! Eu não aguento mais ouvir aquelas músicas! E na temporada ainda temos cerca de 45 apresentações!

Não, não é fácil! E ainda por cima, temos que ajudar a desmontar todo o cenário! Temos que ajudar a organizar tudo, porque normalmente existem pessoas que não querem contratar pessoal pra não gastar dinheiro. Mas claro que toda a carga cai em cima da gente.

Não é fácil receber tão pouco e sem saber que dia teremos apresentações para podermos saber que dia teremos algum dinheiro. E ainda tenho outro emprego, porque só de teatro ninguém sobrevive não!

Por falar em 2º emprego, amanhã por exemplo, vou acordar às 5h da madrugada, ficar trabalhando no teatro até às 17h30, sair de lá e ir para o outro emprego, que vai das 19h às 23h! É ir pra casa e literalmente cair na cama, né?!

O trabalho de ator não é fácil não! Talvez seja para os atores famosos de Hollywood, porque eles sim, ganham muito dinheiro! As pessoas devem aprender a valorizar a arte, porque elas estão rodeadas por ela todos os dias, quando você ouve uma música, quando você assiste a um programa de tv, quando você assiste a um filme ou a uma série, quando você vai ao cinema, quando você vê publicidade pelas ruas... Tudo é arte! E é importante perceber o quanto ela é importante pras pessoas.

Falows galera!!!

KS, Alex

Nenhum comentário: