segunda-feira, 27 de agosto de 2007

"I wish I would special..."

Todos vocês já devem ter visto nas reportagens de jornais e na televisão, o caso daquela estudante, de família tradiocional aqui de Curitiba, que foi violentada e assassinada friamente na região de Curitiba.

Não vou falar muito nesse assunto, até porque todo mundo já ouviu falar. Eu quero falar um pouco da maioridade penal imposta pelas autoridades no país. A maioridade penal aqui é de 18 anos, ou seja, se alguém cometer algum crime antes dessa idade, não sofrerá as penalidades que são impostas às pessoas maiores de idade. Inclusive, os meninos que assassinaram a garota, um tem 15 e o outro fez 18 anos esses dias, mas ele tinha 17 anos quando cometeu o crime, portanto, vai "pagar" como se fosse menor de idade. E essas pessoas, quando completarem 21 anos, estarão com a ficha limpa na polícia!

Existem coisas realmente que não dá pra entender. Bom, pela Organização Mundial de Saúde, uma pessoa é considerada adolescente até os 20 anos de idade. Isso porque o sistema límbico (localizado no cérebro), que é responsável pelo controle da impulsividade, não está totalmente formado. Nesse caso, os médicos explicam que uma pessoa, então, antes dos 20 anos de idade não entende muito bem o que é a violência e agem pelo puro impulso.

Concordo plenamente com esssa colocação, mas não é só organicamente que somos influenciados a cometer crimes. O convívio social que temos também nos influencia. Como por exemplo, uma pessoa que tem poucas oportunidades na vida e que não vê melhoras no futuro, pode cometer crimes porque se acha no direito de ter o que todo mundo tem, ou quer ter. Os valores estão invertidos. Muitas pessoas matam por um simples tênis ou uma camiseta da moda.

No convívio social podemos citar a família, que é de fundamental importância na educação do jovem. Os pais, mesmo não estando presentes o tempo todo, podem dar carinho para o seu filho quando puderem. Podem conversar com os filhos e mostrar o verdadeiro valor da vida e não das coisas materiais. Uma pessoa que não teve carinho fica praticamente incapacidade de passar isso pra frente; você não pode dar o que não tem.

Quando converso com algumas pessoas sobre violência eu sempre digo que minha opinião a respeito disso é a de que essas pessoas que cometem crimes, deveriam receber tratamento ao invés de punição. Só que o problema disso é que é muito fácil alegar "insanidade mental" - por exemplo - e não confessar o crime e ainda por cima não pagar por ele.

É, sem dúvida, uma coisa complicada de se fazer, punir e educar ao mesmo tempo. Como um psicólogo disse hoje na televisão:
"É muito difícil que uma pessoa assim se concerte. Porque há muitas coisas que aconteceram na vida dela que fizeram com que ela cometesse um ato criminoso. É um tratamento complicado e que nem sempre dá certo. É muito difícil uma pessoa assim se recuperar..."
Puxa vida! Então o que fazer? Ninguém sabe. O que não pode acontecer é deixarmos nossos instintos falarem mais alto, porque dessa forma, não teremos mais uma civilização. E tem também a questão da igualdade social, que é uma utopia pra mim. Um dia, quem sabe, a humanidade descubra a solução desse problema... Se é que ela existe!

KS galera!!!

Alex

Um comentário:

Adri disse...

Quem nasce com instinto cruel e criminoso, não pode ser "curado".
Nem todo mundo q não teve carinho e educação se torna um criminoso. Desigualdade social conta muito tambem, mas não é desculpa.
As leis deviam ser mais rigorosas e aplicadas.
Quanto a idade, bem...os politicos(a maioria, corrupta) não são punidos!
A "lei" brasileira é uma palhaçada!